Viagem ao Peru e Bolívia (4° Dia)

18/05/2012

Chegamos à Cuzco pouco depois das 5h00min. Fazia frio e o desembarque na rodoviária foi tranqüilo. Logo que desembarcamos, eu e Tiago fomos abordados por um cara que dizia ser dono de um hostal. Resolvemos ir para o hostal dele, pois pelo folder que ele nos mostrou parecia ser bom e o preço não era ruim. Embarcamos num táxi e fomos até o centro de Cuzco, na parte alta, onde ficava o hostal. Logo fomos para um quarto com duas camas. Ao entrar no quarto constatamos que ele não era bem como mostravam as fotos do folder, mas já que estávamos ali era melhor ficar. Estavámos cansados, fazia frio e logo fomos para as camas dormir.

Acordamos às 8h30min e descobrimos que nosso quarto não tinha água. Após uma rápida conversa na portaria, mudamos para outro quarto. Tomei um delicioso banho quente e fui dar uma olhada na parte dos fundos do hostal, de onde se tinha uma bela vista de parte da cidade.

Eu e Tiago saímos e fomos dar uma volta pelo centro da cidade e também pela região da Plaza de Armas. Tiramos fotos e fomos para uma região mais afastada, próximo ao Mercado Municipal. Nessa região funcionavam os açougues da cidade e o que vimos era um pouco assustador. As carnes e frangos ficavam em exposição nas portas ou em mesas na frente dos estabelecimentos, tudo sem refrigeração. Andamos mais um pouco pela região e também vimos gente vendendo carne no chão, em cima de um saco. Ao passar em frente a um estabelecimento vimos uma mulher tirando de dentro de um porco morto, um punhado de fezes com a mão e jogando na rua. Eu que já não pretendia comer em qualquer lugar enquanto estivesse no Peru, depois do que vi é que não ia comer carne onde quer que fosse. Tiramos algumas fotos, andamos mais um pouco pelo centro e então fomos pesquisar preços em algumas agencias de turismo. O Tiago queria saber preços para Machu Picchu e eu para a Trilha Salkantay. Entramos em algumas agencias e vimos que os preços não mudavam muito de uma para outra. Então fomos num escritório de informações turísticas que funciona bem no centro da cidade. Ali fomos informados que não podiam indicar agencias, mas que podíamos ir até lá com os nomes das agencias que tínhamos escolhido para ver se eram agencias autorizadas, ou se constavam da lista negra com alguma reclamação registrada.

Fomos a mais algumas agencias, pesquisamos preços, anotamos os nomes e retornamos ao centro de informações turísticas, para ver se elas tinham alguma reclamação registrada. Descobri que a agencia com a qual queria fechar a Trilha Salkantay tinha um reclamação registrada em setembro de 2011. O Tiago comprou no centro de informações um ingresso que dá direito a alguns passeios e entrada em museus. Pagou $ 110,00 soles por tal ingresso. Em seguida fechou com uma agencia um city tour pela cidade. Eu preferi não fazer tal city tour, pois já conhecia do ano passado parte dos locais por onde o city tour passaria.

O Tiago seguiu para o city tour e eu fui almoçar no Bembo’s que fica em frente a Plaza de Armas. O Bembo’s é uma rede peruana de fast food. Os preços são um pouco menores que o Mc Donald’s, que fica do outro lado da Plaza de Armas, mas minha escolha se deu em razão das opções de comida serem diferentes. Escolhi um prato com ovo frito e batatas fritas que estava muito bom. Após almoçar voltei ao hostal e separei algumas roupas sujas. Daí fui numa lavanderia próxima e deixei a roupa para lavar. Me cobraram $ 3,00 soles para lavar e passar 1 kg de roupa, que estaria pronta no final da tarde. Voltei ao hostal e descansei um pouco.

No meio da tarde resolvi sair, mas antes fiz uma “limpeza” em minha carteira, pois estava com dinheiro de quatro países diferentes. Guardei as notas de real, de bolivianos e algumas de dólar. Fui para o centro da cidade e ao passar ao lado da catedral vi minha amiga Heverly sentada na escadaria da igreja. Ela é de Londrina e estava em Cuzco junto com um grupo do Londrinapé Caminhadas. Foi uma grata coincidência encontrá-la ali. Eu sabia que o grupo estaria no Peru por aqueles dias, pois iam fazer a Trilha Inca. Após conversar um pouco com a Heverly e contar as novidades, fui andar um pouco com o grupo de Londrina, pois eles estavam com um guia fazendo um city tour pela cidade. Após meia hora eles embarcaram em um ônibus para continuar com o city tour e eu fui andar mais um pouco pela cidade. Combinei com a Heverly de nos encontrarmos a noite na Plaza de Armas para irmos comer uma pizza.

Caminhei um pouco pelo centro da cidade, usei internet, comi um empanada, olhei algumas lojas de artesanato e finalmente resolvi fechar a Trilha Salkantay com um agencia em frente a Plaza de Armas. O cara da agencia falava bem o português em razão de sempre atender clientes brasileiros. Fechei o pacote de quatro dias para a trilha por U$ 200,00 com tudo incluso; transporte, alimentação, guia, passagem de trem na volta, entrada para Machu Picchu. Aproveitei e também fechei por U$ 24,00 um tour pelo Vale Sagrado para o dia seguinte. Voltei para o hostal no final da tarde e no caminho passei pegar minha roupa na lavanderia. Estava tudo limpinho e passado, até meias e cuecas.

O Tiago chegou do city tour no começo da noite e contei a ele que tinha acabado de descobrir que o novo quarto também não tinha água. Ele desceu para reclamar na recepção e logo nos mandaram ir para outro quarto, no andar de baixo. Nos ajeitamos no novo quarto, tomamos banho e saímos. Fomos para o centro e após caminhar um pouco pela região da Plaza de Armas, o Tiago foi lanchar numa suqueria e eu no Bembo’s. Nos encontramos novamente e fomos dar mais um volta. Entramos num museu onde estava tendo um evento folclórico, com alguns músicos. Não nos demoramos ali e fomos andar mais um pouco. Logo nos separamos e enquanto o Tiago voltou para o hostal eu fui tentar encontrar a Heverly. Nos desencontramos e esperei por ela durante uma hora, até que resolvi voltar ao hostal, pois estava ficando muito frio. No hostal fiquei um pouco usando a internet e logo fui dormir, pois no dia seguinte teria que levantar bem cedo.

PS: Para saber mais sobre a cidade de Cuzco, acesso o link abaixo, que é do próprio Blog e foi postado em janeiro de 2011 quando de minha visita anterior à cidade.  http://vanderdissenha.wordpress.com/2011/01/28/cuzco/

Vista de Cuzco a partir dos fundos do hostal onde fiquei.
Frangos a venda.
Minha carteira com dinheiro de quatro diferentes países.
Uma das muitas igrejas de Cuzco.
Com Heverly, que encontrei sem querer em Cuzco.
Centro de Cuzco.
Cuzco.
Plaza de Armas.
Carmen Alto, a estreita rua do hostal.
Passeando na Plaza de Armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *