Stanley Park

Aproveitando um dos raros dias de sol em Vancouver, fui de bicicleta até o Stanley Park, o maior e mais bonito dos parques da cidade. Esse passeio de bicicleta pelo parque me permitiu conhecer melhor o mesmo, que é muito extenso. E também tinha falado para minha prima Anielly, que faria tal passeio. Ela me contou que quando esteve fazendo intercâmbio em Vancouver, recebeu um convite para ir de bike até o Stanley Park e não foi (acho que por preguiça… rs!) e que depois se arrependeu por não ter ido. Então para não cometer o mesmo erro de minha prima, aproveitei o primeiro dia inteiro de sol que surgiu e fui pedalando até o parque. E lembrei dela quando estava pedalando pelo parque, meio que pedalei por nós dois.

O passeio foi muito bom, segui parte por uma ciclovia que já conhecia e depois por uma ciclovia próxima a praia, um lugar muito bonito. Com sol o pessoal aproveitou para sair à rua e tinha muita gente pedalando, caminhando e patinando. Batia um vento frio vindo do mar, mas o sol ajudava a aquecer. Chegando ao Stanley Park pedalei por algumas estradas internas e empurrei um pouco a bike por uma trilha. Daí cheguei ao outro lado do parque e encontrei uma ciclovia, que passa por baixo da ponte Lions Gate. Segui pela ciclovia e logo cheguei numa parte muito bonita, onde de um lado da ciclovia é rochedo e do outro o mar. Nesse lado do parque o sol não batia e comecei a sentir muito frio, pois o vento vindo do mar tinha aumentado. Sei que quase congelei e foi nesse passeio que ganhei um belo resfriado, que se transformou em gripe e dor de garganta, me deixando mal por uns dias. Mesmo assim valeu o passeio, pois o parque é muito bonito e a ciclovia ao lado do mar e dos rochedos é sensacional. Pretendo voltar a percorrê-la outras vezes!

O Stanley Park possui 404 hectares e é o maior parque urbano do Canadá, e o terceiro maior da América do Norte. Originalmente o local do parque era o lar dos nativos das tribos squamish e musqueam. Foi inaugurado em 1888, ganhando o nome do Lord Stanley de Preston, que era o governador geral do Canadá. No parque entre outras coisas existem bosques de abetos e de cedro, bem como jardins e uma lagoa. E nele funciona o Vancouver Aquarium, onde é possível observar muitas espécies de peixes e também baleias orcas e belugas.

Em dezembro de 2006, uma grande tempestade com ventos fortes provocou um grande estrago no parque, derrubando cerca de três mil árvores. Algumas áreas antes ocupadas por árvores, agora estão abertas e acredita-se que deve levar ao menos uns vinte anos até a total recuperação dos estragos que a tempestade causou.

Um dos jardins do parque.
Alguns dos moradores do parque.
Estrada no interior do parque.
Ponte Lions Gate.
Começando a percorrer a ciclovia dentro do parque.
Embaixo da Lions Gate.
Ciclovia.
Trecho bonito do parque.
Praia que banha o parque.
Outro trecho ao lado do mar.
Mesmo no sol eu tremia de frio.
Vista aérea do Stanley Park.

2 opiniões sobre “Stanley Park

  • 8 de outubro de 2011 em 22:51
    Permalink

    Lindo mesmo esse parque não é primo? 😛 Na época não foi bem a preguiça, mas falta de organização do tempo livre, uma vez também que era inverno, se fosse no outono tremia de frio imagina eu naquela época, em pleno mês de Janeiro rs.
    Obrigada por pedalar por nós rs… ah já visitou o Aquarium? Vá, eu adorei! =) As belugas são lindas, e o mais divertido é que dentro do Aquarium você vê espécies da nossa Amazônia! Precisei ir até Vancouver para conhecer alguns bichos do Brasil kkkkkk! Show o post, adorei mesmo =), e continue tendo uma ótima estádia aí =) Beijos!

    Resposta
    • 9 de outubro de 2011 em 00:50
      Permalink

      Prima,

      Eu podia jurar que você não tinha ido ao Stanley Park de bike por culpa da preguiça… rs!!

      Ainda pretendo ir visitar o Aquarium e mais alguns locais que ainda não fui, tanto no Stanley Park, quanto em outras partes da cidade.

      Beijo,
      Vander

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *