Reforma do Ônibus 142 – Parte 1

Após um longo tempo, finalmente as obras de conservação do Ônibus 142 estão concluídas. Ele ainda permanece no prédio de Engenharia do Campus da UAF – Universidade do Alasca, na cidade de Fairbanks. E em breve vai ocupar um local ao ar livre, possivelmente no Museu do Norte, onde ficará em exposição permanente.

A reforma do Ônibus 142 exigiu um complicado processo de equilibrar a preservação dos elementos existentes enquanto foram reparados e restaurados componentes perdidos. A conservação do Ônibus 142 ocorreu no Edifício de Aprendizagem e Inovação de Engenharia Joseph E. Usibelli, no Laboratório de Testes Estruturais da ConocoPhillips Alaska High Bay, de janeiro a abril de 2023, e foi visível pelo público a partir das janelas do 2º e 3º andares do edifício. Este trabalho foi possível graças a uma bolsa federal Save America’s Treasures, administrada pelo Instituto de Serviços de Museus e Bibliotecas, além do apoio de financiamento coletivo contínuo.

Quando o Museu do Norte adquiriu o Ônibus 142 em 2020, sob um acordo de repositório com o Estado do Alasca, ele tinha 74 anos e estava estacionado ao longo da Stampede Trail, no sopé norte da Cordilheira do Alasca, há mais de meio século. Devido a sua exposição às condições ambientais extremas do interior do Alasca, o Ônibus 142 estava fortemente deteriorado. Além disso, vandalismo direcionado na forma de tiros aparecem espalhado por grande parte do ônibus, resultando na perda de quase 100% dos vidros das janelas. Esses buracos de bala expuseram o metal descoberto ao ambiente hostil, acelerando a deterioração do aço, resultando em ferrugem generalizada.

IMAGENS: Museum of the North

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *