Roncesvalles

Roncesvales é uma pequena cidade na Espanha, localizada na província autônoma de Navarra. Em 2016 tinha 34 habitantes. Situa-se na margem do rio Urrobi a uma altitude de cerca de 900 metros, nos Pirineus, a 4 km em linha reta da fronteira com a França, ou a 21 km por estrada. Em Roncesvales existe uma antiga colegiada (conjunto de dignidades instituídas numa igreja paroquial e que a tornavam semelhante ao cabido de uma sé catedral; os seus dignitários eram conhecidos como raçoeiros, e os párocos detinham o título de priores ou reitores das colegiadas).

Roncesvales é famosa na sua história e tradição pela derrota de Carlos Magno e pela morte de Rolando (ou Roldão) em 778, durante a batalha de Roncesvales, onde a retaguarda das tropas de Carlos Magno foi destruída pelas tribos bascas. A batalha teria ocorrido no vale denominado Valcarlos, hoje ocupado por uma aldeia com o mesmo nome, e no vizinho passo Ibañeta.

Desde a idade Média que a colegiada de Roncesvalles tem sido local de descanso de peregrinos católicos que percorrem o Caminho de Santiago. Ela é o primeiro local de descanso após cruzar os Pirenéus franceses.

RONC1 (2)

IMG_4047

IMG_4046

RONC1 (4)

A4

A5

IMG_4045

RONC1 (13)

RONC1 (9)

IMG_4049

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *