De volta para o futuro

No último dia 3 de julho fez 27 anos que o filme De Volta Para o Futuro (Back To The Future) estreou nos cinemas. Foi há 27 anos que Marty McFly fez sua primeira viagem no DeLorean do Doc Brown e encantou pessoas mundo afora. Eu fui uma dessas pessoas que se encantaram com o filme. Estava então com 15 anos e assisti ao filme meses depois de sua estreia, quando ele finalmente chegou ao único cinema de minha cidade, no interior do Paraná. Fiquei fascinado pelo filme que se tornou um de meus favoritos, para sempre!

Com um orçamento de U$ 20 milhões o filme arrecadou cerca de U$ 320 milhões, tendo se tornado na época uma das maiores bilheterias de todos os tempos. A história de um jovem que viaja no tempo utilizando um carro que é uma máquina do tempo, fez muito sucesso com os jovens. Tal sucesso possibilitou sua continuação, com mais dois filmes da série que foram gravados de forma simultânea. Os dois filmes da sequencia foram lançados em 1989 e 1990. O filme De Volta Para o Futuro teve grande influencia na cultura POP e permanece como uma das trilogias mais importantes da história do cinema.

Anos após ter assistido ao primeiro filme da trilogia no cinema de minha cidade, tive a oportunidade de nos Estados Unidos ver ao vivo o carro e alguns outros itens utilizados nos filmes da trilogia. Durante muitos anos funcionou no parque temático da Universal Studios de Orlando, uma atração baseada no filme De Volta Para o Futuro. A atração era um ride, onde você entrava em um carro parecido com o DeLorean do filme e voava pela cidade do filme e alguns outros locais. Os carrinhos ficavam parados, mas se moviam conforme as imagens que apareciam num telão gigante a sua frente e a sensação era de que você estava realmente viajando no DeLorean do filme. Nessa atração inclusive você viajava até o tempo dos dinossauros. Isso soava estranho, pois em nenhum dos três filmes da série existem dinossauros. Acontece que a Universal pretendia lançar um quarto filme, onde o DeLorean viajaria a um passado remoto, na época dos dinossauros. Tal plano de um quarto filme abordando esse tema foi abortado quando do lançamento do filme Jurrasic Park. Já faz alguns anos que o ride De Volta Para o Futuro foi desativado, dando lugar a uma atração baseada nos Simpsons. No parque da Universal Studios ainda está em exposição o carro e também o trem utilizado no terceiro filme da série.

De tempos em tempos revejo o filme De Volta Para o Futuro, que marcou minha adolescência e principalmente o ano de 1985, que foi o melhor ano de minha vida (até agora!).

De Volta Para o Futuro.
De Volta Para o Futuro II.
De Volta Para o Futuro III.
Marty McFly e Doc Brown em De Volta Para o Futuro II.
Com o DeLorean do filme, na Universal Studios. (Orlando, fev/2003)
Universal Studios, Orlando. (fev/2003)
Entrada do “ride” De Volta Para o Futuro. (2003)
Cartaz do ride De Volta Para o Futuro.
Marty McFly e Doc Brown no DeLorean.
DeLorean em exposição na Universal Studios. (out/2011)
DeLorean em exposição na Universal Studios. (out/2011)
Universal Studios. (out/2011)
Interior do DeLorean. (out/2011)

Uma opinião sobre “De volta para o futuro

  • 2 de janeiro de 2013 em 13:22
    Permalink

    OLÁ !
    Sou um viajante e escritor. Estou escrevendo um livro sobre viagens com a idéia de incentivar e ajudar as pessoas a viajar. É o resultado de um grande sonho e projeto, além de muitas pesquisas; O sonho de conhecer as maravilhas que existem na terra ( lugares diferentes, exclusivos, únicos ou pouco conhecidos, além dos tradicionais ) e também a realização e comprovação de que é possível viajar ao invés da necessidade inerente e avassaladora comum de consumo dos seres humanos e das sociedades.
    Já fui colunista de jornal publicando vários textos relacionados os quais podem ser encontrados no blog. Estou ampliando a divulgação, pois tenho convicção que será um excelente livro de incentivo ao turismo e viagens, com roteiros e dicas importantes baseadas em experiências e argumentos contundentes de que viajar não é só para ricos e sim para aqueles que se esforçam e vêem o mundo como um só, com a possibilidade de cultura e conhecimento. Já incentivei várias pessoas a realizar algumas viagens e sonhos que para elas eram impossíveis, apenas com incentivo e exemplo.
    Convido para visitar o blog > http://www.omundoseuviaje.blogspot.com

    > Gostaria de convida-lo a fazer uma parceria de divulgação, já tenho alguns PARCEIROS expostos em minha primeira página do BLOG que está sendo muito visitado, no Brasil e no exterior por vários países e territórios por todos os continentes da terra… coloca meu link ( ou banner ) no seu site que eu coloco seu link no meu, o que acha ?

    Aguardo seu retorno e sua visita.
    Felicidades, paz, saúde, sucesso e boas viagens !
    Marcelo Kasprzak
    http://www.omundoseuviaje.blogspot.com
    omundoseuviaje@hotmail.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *