Viagem ao Peru e Bolívia (7° Dia)

21/05/2012 

Trilha Salkantay – 2° dia

Fui acordado ás 5h00min. Fazia muito frio e não dava a mínima vontade de sair de dentro do saco de dormir. Mesmo sentindo um pouco de frio eu tinha conseguindo dormir por várias horas à noite, tendo acordado brevemente por duas vezes. Durante a noite senti muita falta de meu colchão de ar, o qual deixa a noite dormida numa barraca muito mais confortável. Mas ele é pesado e por isso não o levei na viagem. Reuni coragem e levantei para ir escovar os dentes. Ainda fazia muito frio e fui olhar meu termômetro, que marcava 3 graus naquele instante. Fiz a higiene básica, fiz meu xixizinho matinal e fiquei alguns minutos olhando as montanhas nevadas. Vi que mais ninguém tinha levantado e então voltei para a barraca me deitar e me esquentar um pouco. Logo fui chamado para o café e ao chegar à mesa fui recebido com um Good morning caralho e um Buenos dias cacete. Pelo visto o pessoal está aprendendo cada vez mais palavrões brasileiros e não era eu quem estava ensinando. Sentei-me a mesa, mas não comi e não bebi nada, pois meu estômago não estava nada bom. O guia se ofereceu para fazer um chá para mim e recusei, pois lembrei do chá que me deram no ano anterior para o estômago durante a Trilha Inca e que foi uma das coisas mais ruins que coloquei em minha boca em toda minha vida. Preferi tomar um Eno que eu tinha trazido do Brasil do que encarar novamente o tal chá peruano para estômago.

Pouco depois das 7h00min todos estavam prontos e iniciámos a caminhada do dia. Esse seria o dia mais difícil na trilha, em razão de atingirmos a maior altitude. Comecei a caminhar todo agasalhado, pois o frio estava demais. Logo de cara tinha uma subida e ao caminhar esquentou um pouco. Segui sozinho, pensando na vida, mas logo fui caminhando ao lado de um ou outro companheiro do grupo. O sol surgiu e a temperatura subiu um pouco, o que para mim foi o suficiente para tirar o casaco mais grosso que estava usando e guardá-lo na mochila. Após caminhar um tempo por uma trilha estreita, passámos a caminhar por uma trilha mais larga e entramos num vale que aos poucos ia afunilando e ficando mais alto. Vez ou outra eu parava e olhava para trás, pois a vista era muito bonita. Bem ao fundo em um vale, era visível o local onde tínhamos dormido. Aos poucos conforme fomos caminhando o local do pernoite desapareceu atrás de uma montanha.

Quase no meio da manhã chegamos à parte mais difícil do caminho, que era uma trilha que seguia em caracol montanha acima. Ali a altitude já ficava acima dos quatro mil metros e o ar faltava. Fazer qualquer esforço físico nessa altitude nos deixava com falta de ar e ofegantes. Eu não senti nenhum outro tipo de problema causado pela altitude. Creio que ter vindo pela Bolívia e ter passado pela alta altitude de La Paz, tenha ajudado bastante em minha aclimatação. No ano anterior eu tinha passado muito mal no meu primeiro dia em Cusco, onde a altitude é um pouco mais de três mil metros. Continuei subindo a trilha em caracol e fui fazendo pequenas paradas, onde ao mesmo tempo aproveitava para descansar, observar a vista e tirar fotos. Teve um momento em que senti tontura e minha vista escureceu por alguns segundos. Na hora parei e procurei me sentar numa pedra, pois estava caminhando ao lado de um precipício. Respirei fundo e me senti melhor. Creio que o problema não tenha sido a altitude, mas sim o esforço físico com o estômago vazio, pois eu não tinha jantado direito e não comi nada pela manhã, em razão de não estar bem do estômago. No dia a dia eu não como nada pela manhã, apenas bebo um copo d’agua. Mas ali eu estava numa situação muito diferente do meu dia a dia, pois ali estava em alta altitude e fazendo um grande esforço físico. E ainda por cima tenho labirintite, que fica “atacada” na altitude. Logo me senti melhor, voltei a caminhar e não tive mais nenhum mal estar. De qualquer forma procurei ficar distante da beira do abismo.

Conforme fomos subindo em direção às montanhas nevadas, a paisagem foi ficando mais bonita. Logo estávamos caminhando ao lado das montanhas nevadas. trilha. Passámos por um pequeno lago, que deixava a paisagem muito mais bonita. O sol começou a castigar e o dia que tinha começado muito frio passou a ficar quente. Mesmo com calor mantive um casaco no corpo, pois o vento que vinha das montanhas nevadas era bastante gelado. Passei a caminhar um pouco com o Max, o argentino do grupo. Paramos tirar fotos em um local muito bonito, com grama e pedras e daí passou por nós o pessoal do grupo que não tinha aguentado caminhar e que pagou $ 100,00 bolivianos para percorrer de cavalo aquele trecho difícil da trilha. Que eu me lembre foram três ou quatro pessoas que seguiram de cavalo. Ao mesmo tempo em que fiquei contente por esse pessoal ter tido uma opção para atravessar a parte difícil da trilha, fiquei triste pelos cavalos, que devem ter sofrido bastante para subir a trilha com gente em cima.

Pouco antes das 11h00min chegamos finalmente ao ponto mais alto da trilha, os 4.600 metros de altitude. Eu tinha batido meu novo recorde de altitude, mas que não ia durar muito, pois logo eu chegaria à altitudes maiores na Bolívia dali uns dias. Esse ponto máximo de altitude ficava bem em frente a montanha Salkantay. Ali fizemos uma parada mais demorada e eu procurei me isolar um pouco e me sentei ao lado de uma grande pedra. Ali fiquei um tempo descansando e meditando. Também contei meus problemas e dilemas para uma pedrinha que peguei no chão e depois coloquei ela em cima de um dos muitos montes de pedras que estavam próximos. Isso de contar os problemas a pedrinhas e fazer pequenos montes de pedras é uma antiga tradição de que percorre trilhas pelo Peru. Logo o guia me chamou e fez uma reunião com todos, explicando a história do local. A montanha Salkantay é considerada uma montanha virgem, pois nunca atingiram o seu cume. A última vez que tentaram escalar a montanha já faz alguns anos, e foi uma expedição japonesa que acabou desaparecendo na montanha, atingida por uma avalanche. E por falar em avalanche, teve um momento em que escutei um ruído que pareciam fogos de artificio sendo estourados. Daí o guia falou que aquilo era barulho de avalanche do outro lado da montanha. Um tempo depois escutei o mesmo barulho, mas dessa vez mais forte. Olhei para a montanha e dessa vez o barulho era do lado em que estávamos. Era uma pequena avalanche, que ia levantando uma nuvem branca por onde passava e fazendo o tal ruído de fogos estourados. Achei tal imagem da avalanche linda e assustadora ao mesmo tempo.

Tiramos uma foto do grupo todo em frente a uma placa que indica a altitude do local e nos preparamos para continuar a trilha, dessa vez descendo. Segundo o guia o tempo naquele local muda muito e de uma hora para outra tanto pode começar a chover, quanto a nevar. Andamos ainda muito tempo tendo a nossas costas a montanha nevada de Salkantay. Vez ou outra eu parava e dava uma olhada para trás observando a beleza do lugar. Fiquei pensando se um dia voltarei ali novamente? Acho que não!! Cerca de uma hora após termos partido do ponto de altitude mais elevada, o tempo fechou e esfriou um pouco. Mais um tempo e chegamos ao local onde seria servido o almoço. Eu me sentia muito cansado e mal do estômago, então quando cheguei no local do almoço a primeira coisa que fiz foi tirar minha mochila e me deitar na grama. Mas não devo ter ficado nem um minuto deitado e começou a chover, uma chuva fina e gelada. Corremos para debaixo de um abrigo, que era uma cabaninha sem paredes laterais. Outra parte do pessoal e os cozinheiros correram para a lateral de uma pequena casa. O almoço foi servido e eu fiquei só olhando o pessoal, pois não conseguia comer. Só de pensar em comer eu me sentia ainda mais enjoado.

Após o almoço tivemos meia hora de descanso e logo tivemos que voltar à trilha. A chuva aumentou e alguns membros do grupo resolveram esperar um pouco para ver se a chuva diminuía. Eu coloquei minha nada discreta capa de chuva amarela e fiquei um tempo junto com o pessoal que esperava a chuva passar. Depois de meia hora de espera e vendo que a chuva não ia passar, eu, Alex e Florencia resolvemos seguir debaixo de chuva. No início foi meio complicado caminhar, pois tinha muito barro no caminho. Fizemos uma rápida parada em um local onde existe uma enorme pedra e em frente uma placa dizendo que aquele local era uma gruta. Ao lado tinha uma pequena casa de pedra, abandonada e que pelos vestígios deixados dentro dela, ultimamente tinha a função de banheiro. Voltamos a trilha e mais uma meia hora de caminhada a chuva cessou. Logo passámos a caminhar por uma estrada, no meio de uma floresta. De um lado muitas árvores e do outro um precipício, onde vez ou outra era possível ver um rio correndo lá embaixo.

Eu, Alex e Florencia seguimos caminhando juntos, sendo que algumas vezes eu me afastava um pouco dos dois, pois parava para tirar fotos. Logo a estrada virou uma trilha, que passou a ficar bastante empoeirada. Nem parecia que até pouco tempo atrás tínhamos caminhado sob chuva. Realmente o clima no local muda muito rápido. Quase no final da tarde passámos por um local onde uma placa dizia que ao lado existiam algumas ruínas antigas. Olhei por cima de uma cerca e vi somente uma porção de pedras semi soterradas. Eu já tinha conhecido muitas ruínas interessantes no ano anterior na Trilha Inca, então não senti vontade de parar no local para ver melhor aquelas poucas ruínas. Seguimos em frente e quase no final da tarde chegamos ao local do acampamento da noite. Ao lado de onde nossas barracas estavam montadas existiam algumas casas. Ao chegar ficamos sabendo que o italiano estava caminhando a frente do grupo sozinho e que passou direto pelo local do acampamento. Daí era possível vê-lo na estrada retornando ao local onde estávamos. Quando ele chegou ao acampamento todos que ali estavam ficaram rindo e pegando no pé dele.

Encontrei minha barraca e o suíço já estava lá alojado. Ele já tinha tomado seu banho de gato e estava descansando. Fiquei sabendo que no local tinha banheiro e chuveiro, mas que o banho era frio. Ou melhor, era gelado! Fui conversar com a Florencia e falei com ela sobre minha dúvida em tomar banho ou não. Ela então me respondeu que ela não precisava tomar banho, pois ela era francesa e as francesas são perfumadas por natureza. Caí na risada!!! Sei que enquanto estava na dúvida sobre tomar banho ou não, vi que a Florencia tinha decidido tomar banho. Então fui na porta do banheiro dar um apoio moral e emprestei meu chinelo do Corinthians para ela (chinelo que minha irmã me deu de aniversário). Sei que foi divertido ficar ouvindo os gritos dela que vinham do banheiro. Se a francesinha tinha tomado banho, eu é que não ia fugir da raia. Logo que a Florencia saiu do banheiro me enchi de coragem e fui tomar banho. O problema foi que ela demorou para devolver meu chinelo e tive que tomar banho descalço num banheiro sujo e gelado. Creio que num frio daqueles não corri o risco de pegar nenhuma frieira. A água era muito gelada e começar a molhar o corpo era algo que exigia muita coragem. Também dei uns gritos e logo estava de corpo inteiro debaixo da água. E como certas coisas na vida, o difícil é entrar, pois depois que entrou vai que é uma maravilha. Sei que ao sair do banho nem sentia frio do lado de fora, parecia que o dia estava quente. Nesse dia somente eu é a Florencia fomos os únicos corajosos que encaramos o banho frio. Mais ninguém tomou banho e apenas alguns poucos foram até um tanque de roupa e se limparam um pouco. Mas eu iria me arrepender amargamente desse banho nos próximos dias, pois foi aí que começou uma dor de garganta que me causou sérios problemas.

Após o banho fui negociar com a dona de uma das casas uma tomada para eu carregar uma das baterias da câmera. A mulher me emprestava uma tomada por uma hora, desde que eu comprasse algum dos produtos que ela vendia. Acabei comprando uma garrafa de água por $ 8,00 bolivianos. Na cidade uma garrafa igual custava $ 3,00. Os preços ali são mais altos, pois os produtos chegam quase sempre até o lugar em lombo de mula. Ao colocar o carregador na tomada a mulher foi me ajudar e sem querer passei meu nariz próximo ao cangote da dona. Cara, que fedor!!! Devia fazer muito tempo que ela não tomava banho, seja quente ou frio. Depois dessa experiência nada agradável, fui para a barraca descansar e quando já estava quase dormindo, alguém foi me chamar para jantar (não lembro quem foi). Eu continuava mal do estômago e achei melhor não jantar mais uma vez. Comi uns biscoitos do meu estoque e já estava pensando em me ajeitar para dormir, quando alguém foi me avisar que era aniversário do Peter, o suíço que era meu parceiro de barraca. Ele tinha trazido um litro de licor e um pacote de biscoitos suíços para comemorar a data. Fui até o refeitório para não fazer desfeita ao meu novo amigo. O mais difícil foi subir uma escada molhada de madeira que levava até o refeitório. E fui no escuro, pois descobri que minha lanterna tinha ligado sozinha dentro da mochila e que ficou sem bateria. Todo o pessoal estava na comemoração do Peter, que após um breve discurso fez um brinde. Eu não bebi o licor e dei o meu para o argentino. Mas fiquei de olho gordo nos biscoitos suíços, que pareciam apetitosos. E sou louco por biscoitos! Quando uma forma com os biscoitos passou pela minha frente, com a boca cheia de água peguei aquele que parecia ser o mais apetitoso. E com a boca ainda mais cheia de água dei uma bela mordida no biscoito. Quase quebrei o dente da frente! Que biscoito duro e ruim!!! Sei que escondi o que sobrou do biscoito no bolso e saí de fininho. No caminho até a barraca encontrei um cachorro faminto e dei a ele o que sobrou do biscoito. Só espero que o infeliz não tenha quebrado nenhum dente.

Fui escovar meus dentinhos no tanque e ao voltar vi uma cena que me fez rir muito. Pela primeira vez pude presenciar uma súdita da Rainha da Inglaterra escovando os dentes. E confesso que nunca na vida vi uma escovação dentária tão engraçada. A inglesinha (a loira) escovava um pouco os dentes estando em pé e então se abaixava até quase o chão para cuspir. E ao cuspir ela fazia um ruído com a boca que não tenho como descrever aqui, mas que era muito engraçado. E ao mesmo tempo em que ela cuspira e fazia tal ruído, ela dava um pulinho e jogava a cabeça para trás, além de fazer cara de nojo. Era uma cena ao mesmo tempo incomum, patética e muito engraçada. Nunca tinha visto algo igual! Não me aguentei e comecei a rir, ela percebeu, fez cara de brava, foi terminar de escovar os dentes em outro lugar e nunca mais olhou nos meus olhos ou me dirigiu a palavra (em inglês britânico) novamente. Tudo bem! Sou daqueles que perde o amigo, mas não perde a piada ou a chance de rir. Entrei na barraca, me deitei, comecei a ouvir música no MP4 e então começou a chover. Choveu a noite toda. Quem já dormiu em barraca com chuva sabe como é chato o barulhinho da chuva na barraca a poucos centímetros de seu rosto. Gosto de dormir com barulho de chuva batendo na janela! Já dormir com barulho de chuva batendo na barraca é muito chato!!!

No início da caminhada, frio de 3 graus.
Com o suíço Peter.
O sol deixou a paisagem ainda mais bonita.
Momento de descanso.
Caminhando perto das montanhas nevadas.
Alex e Max.
Tropa de mulas.
Lago nas alturas.
Trilha acima de quatro mil metros de altitude.
O grupo reunido no ponto mais alto da trilha, a 4.600 metros.
Florencia, a francesinha do grupo.
Deixando a montanha Salkantay para trás.
Quase chegando no local do almoço.
Almoço com chuva.
Florencia e Vander caminhando na chuva.
Alex, Vander e Florencia.
Acampamento da segunda noite.

Uma opinião sobre “Viagem ao Peru e Bolívia (7° Dia)

  • 14 de junho de 2012 em 08:44
    Permalink

    Querido amigo VANDER – Minha gratidão a sua generosidade em partilhar conosco,
    a sua maravilhosa aventura.Nos sentimos lá na montanha e neste belíssimo país com você.Abraço e tudo de melhor. Você é um exemplo de coragem e perseverança. Com amizade,Vera Linden.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *