Cachoeira do Santuário

Uma das cachoeiras mais legais que visitamos foi a Cachoeira do Santuário. Ela não é a maior e nem a mais conhecida, mas o “conjunto” que envolve a cachoeira acaba tornado-a interessante. Ela fica em uma propriedade particular e paga-se uma taxa de R$ 5,00 para visita-lá. A trilha que leva até a cachoeira é bem demarcada e cercada por árvores centenárias, muitas com uma tabuleta indicando qual a espécie. Nos lugares onde a trilha é perigosa existe um corrimão feito por cordas. Na entrada você recebe um pequeno mapa que te auxilia a encontrar os pontos de visitação no meio da mata. O local faz divisa com o Parque Estadual do Itatiaia. Segundo o dono do local, dali parte uma trilha que adentra o parque e da pra chegar próximo ao pico das Agulhas Negras. Mas segundo ele o acesso está fechado em razão da falta de chuva o que torna o risco de incêndio na mata muito alto. Fiquei muito interessado em fazer essa trilha, mas além da mesma estar fechada, não tínhamos tempo pra isso, já que demanda muitas horas de caminhada e também porque minha condição física em razão da hérnia de disco ainda não permite tal esforço.

Após percorrermos todo o caminho indicado no pequeno mapa que recebemos, passamos pela cachoeira, molhamos os pés na água gelada e percorremos outras trilhas no meio da mata. Daí seguimos até o alto do morro e de lá deu pra observar a extensão da mata. Um lugar muito bonito, com muito verde. Antes de ir embora conversamos um tempo com o Sebastião, dono do local. Ele é um mineiro bom de papo, de fala mansa e que contou que chegou ali há mais de trinta anos para ganhar a vida. E que torce para que a conclusão da estrada torne o local mais atrativo aos turistas e os negócios melhorem. E também torce que mesmo com o progresso o local seja preservado. Chegar até lá não foi nada fácil, a Andrea teve que exercitar ao maximo seus dotes de motorista e eu meus dotes de co-piloto.

Cachoeira do Santuário
Molhando o pés na água gelada.
Descalsa pela mata.
Mata e mais mata…
Loira perdida na mata!

3 opiniões sobre “Cachoeira do Santuário

  • 16 de setembro de 2010 em 23:36
    Permalink

    Das cachoeiras que visitamos essa foi a que eu mais gostei Tb, como vc bem colocou, foi pelo pacote. Pelo fato de pegarmos uma trilha para chegar até ela, acaba tendo um charme diferente até por causa da mata no entorno, valeu os R$ 5,00, era tudo bem cuidado, o seu Sebastião realmente é o típico mineiro, por ele ficaríamos horas batendo papo ehehe.
    E com relação a estrada é péssima, se você não estivesse de copiloto eu não ia ehehe
    Bjos
    OBS. “Loira perdida”, vc não perde nada hein

    Resposta
    • 17 de setembro de 2010 em 11:54
      Permalink

      Oi,

      Se eu não estivesse junto contigo, acho que até hoje você estaria perdida na mata ou então nas estradinhas cheias de encruzilhadas que existem por lá. rs…

      Beijo,

      Vander

      Resposta
  • 17 de setembro de 2010 em 13:19
    Permalink

    Ahahahah, ,muito engraçadinho né!! Tudo bem que eu dei algumas erradas em alguns caminhos !! Mas nada demais :)!!

    Bjo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *