Férias 2009 – Petropólis (Parte IV)

Aproveitando a visita ao Museu Imperial, agendei uma visita ao Arquivo Histórico do Museu Imperial, que fica num prédio próximo. Fui atendido pela funcionária Neibe, que muito atencciosa me explicou como são os procedimentos para pesquisa ali e me orientou como deve fazer para obter as informações de que preciso. E ainda me enviou por email trechos do diário de D. Pedro II que estão transcritos e que são do período que estou pesquisando. Pretendo voltar lá futuramente para pesquisar mais sobre o assunto que desejo.

Arquivo Histórico do Museu Imperial:

Freqüentado por estudantes, historiadores e pesquisadores em geral, o Arquivo reúne hoje uma coleção que alcança cerca de 250 mil documentos originais. Ideal para estudiosos que estão produzindo teses acadêmicas,  roteiristas de minisséries e novelas para a TV, cineastas, escritores e até cenógrafos de escolas de samba, o forte do Arquivo Histórico do Museu Imperial são os documentos do século 19. Mas, dentro daquele espaço também podem ser encontrados registros históricos que vão desde o século 13 até o início do 20.

Outra valiosa contribuição para a memória do país é o precioso conjunto de fotografias que recupera parte da história visual do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis desde o início da fotografia.

O acervo do Arquivo Histórico é constituído de documentos de caráter  privado que, pela atuação política da maior parte de seus autores e destinatários, são significativamente importantes pela complementaridade ou elucidação que oferecem à documentação de caráter público conservada no Arquivo Nacional e no Arquivo Histórico do Itamarati. Abrange principalmente o século XIX e o primeiro quartel do século XX,relacionados aos seguintes assuntos: Brasil-Reino; Rio da Prata e América espanhola; Brasil-Império (Primeiro e Segundo reinados); fase inicial da República e assuntos relativos ao Estado do Rio de Janeiro e à cidade de Petrópolis. Além desses, possui arquivos semi-públicos ligados à formação histórica do Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, da cidade de Petrópolis. 

 Mais informações acesse: http://www.museuimperial.gov.br/ArquivoHistorico1.htm

Interior do Arquivo Histórico do Museu Imperial. (12/05/2009)
Interior do “Arquivo Histórico do Museu Imperial”. (12/05/2009)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *