Viagem ao Peru e Bolívia (6° Dia)

20/05/2012 

Trilha Salkantay – 1° dia

Acordei ás 3h00min, quando o Tiago saiu para ir rumo à Machu Picchu. Nos despedimos rapidamente, eu nem saí da cama. Meia hora depois levantei com muita dificuldade, me arrumei, acordei o carinha da recepção, deixei duas mochilas guardadas no depósito do hostal e saí. Fazia frio e eram um pouco assustadoras as ruas escuras e desertas de Cuzco naquele horário, mas felizmente tais ruas eram seguras. Cheguei em frente a agencia na qual comprei o pacote para a Trilha Salkantay ás 4h15min. Não tinha ninguém ali e temi que me esquecessem em razão do cara com quem comprei o pacote estar bêbado no dia anterior quando passei ali falar com ele. Esperei vinte minutos e apareceu um cara perguntando meu nome. Respondi e ele pediu para segui-lo até uma van estacionada ali perto. Entrei na van e vi quatro pessoas dentro dela. Dei um “hi” e me sentei. Seguimos até uma praça ali perto e após meia hora de espera os demais integrantes do grupo foram chegando, bem como alguns peruanos que seriam guias, cozinheiros e ajudantes. O dia estava começando a clarear quando partimos rumo ao local do início da trilha. Fazia muito frio, encostei a cabeça no vidro e dormi. Um tempo depois acordei quando estávamos em uma serra, cheia de curvas e eu quase caindo do banco. Me ajeitei um pouco melhor e voltei a dormir.

Eram quase 8h00min quando chegamos num pequeno povoado. Desembarcamos da van e entramos nos fundos de uma casa. Ali estava preparada uma mesa com o café. Tomei apenas um chá quente e fiquei observando os demais integrantes do grupo. O grupo era formado por 16 pessoas. Logo notei um cara sentado isolado e fui falar com ele, pois tinha certeza de que era brasileiro. E era mesmo! Alex, gaúcho de Porto Alegre. Começamos a conversar e uma loira veio falar conosco. Isabel, brasileira de Curitiba, mas morando em São Paulo. Ela estava junto com seu namorado, um francês. Começamos a conversar os três e então uma francesa veio conversar conosco em português. Florencia já morou na Bahia e por isso domina bem o português. Atualmente está morando na Guiana Francesa. Ficamos conversando os quatro e logo o guia nos chamou para fora, pois seriam pesadas as mochilas que as mulas levariam nos dois primeiros dias de trilha. Minha mochila pequena pesava justamente os 5 kg permitidos para serem levados pelas mulas. Nessa mochila seguiam alguns biscoitos e outras guloseimas. Conforme fosse consumindo tais coisas eu ia passando coisas da outra mochila para essa pequena e dessa forma o peso que eu teria que carregar nos próximos dias ia sendo reduzido aos poucos.

Após tudo pesado e ajustado nas mulas, seguimos para a praça em frente. Ao lado da praça estava funcionando uma pequena feira, onde o produto principal negociado eram batatas de várias qualidades. Os feirantes e moradores locais não deram atenção para nós, talvez já acostumados com as várias expedições que partem dali quase diariamente rumo a Trilha Salkantay. Tivemos uma breve reunião de apresentação no meio da praça e tiramos uma foto com o grupo todo reunido, inclusive com os peruanos que dariam apoio a expedição. Nosso grupo era formado por 3 brasileiros, 2 franceses, 3 ingleses, 3 canadenses, 2 israelenses, 1 suíço, 1 argentino e 1 italiano. Era um grupo bem eclético, mas nos próximos dias se mostraria bastante unido.

Começamos a percorrer os primeiros metros da Trilha Salkantay. Passamos por dentro da cidade e logo começamos a caminhar por uma estrada empoeirada, sempre subindo. A Trilha Salkantay não é tão famosa quanto a Trilha Inca (que fiz em 2011), mas é mais longa, tendo 82 km contra os 42 km da Trilha Inca. As duas trilhas são bem diferentes, pois enquanto a Trilha Inca é quase toda em calçadas e escadarias de pedra, passando por ruínas e antigas construções incas, a Salkantay passa por estradas, florestas, trilhas próximo a montanhas nevadas. A Inca é mais isolada, enquanto a Salkantay passa por pequenos povoados no meio da floresta e também tem um longo percurso por estrada e ao lado do trilho do trem. A Inca é uma trilha clássica e tem o número de caminhantes controlados pelo Governo Peruano, pois passa dentro de um parque nacional. Na temporada é preciso reservar seu lugar na trilha com bastante antecedência. Então a Salkantay acaba sendo uma opção para aqueles que chegam ao Peru e não conseguem lugar para percorrer a Trilha Inca. As agencias de turismo costumam “vender” a Salkantay como substituta e igual à Trilha Inca, mas as são muito diferentes. Aconselho a quem puder, que faça as duas trilhas igual eu fiz, pois são experiências totalmente distintas e inesquecíveis.

No início da caminhada segui ao lado da Florencia, conversando. Depois da primeira parada de descanso passei a caminhar com a Izabel, que é astróloga e me contou algumas coisas muito interessantes sobre o tema. Ela tinha feito a Trilha Inca dezessete anos antes e dessa vez como não conseguiu lugar para percorrer a Trilha Inca, resolveu fazer a Salkantay. Creio que quase todos do grupo estavam fazendo a Salkantay por não terem conseguido lugar na Trilha Inca. Acho que eu era a única exceção, pois tinha ido fazer a Salkantay por já ter feito a Trilha Inca dezesseis meses antes.

Os primeiros quilômetros de trilha me fizeram lembrar das caminhadas que faço no Brasil, pois andamos por estradas próximas a pequenos sítios, regiões de agricultura. E vez ou outra passava por nós algum carro ou pequeno caminhão. A manhã toda percorremos lugares parecidos e vez ou outra atravessávamos algum local de mata, mas sempre subindo. A cada meia hora em média fazíamos uma pequena parada para descanso. Eu caminhei quase sempre no final do grupo, às vezes sozinho, outras vezes iniciando um papo com alguém. Pouco depois do meio dia paramos num local descampado onde ao lado tinha uma pequena venda onde eram vendidos água, chocolate, refrigerantes e mais uma porção de coisas. Dali era possível ver ao longe uma montanha nevada, a qual seria nossa companheira na paisagem pelo resto do dia. Sentei numa pedra e comi alguns biscoitos. Daí apareceram dois cachorros e duas ovelhas, querendo um pedacinho dos meus biscoitos. As ovelhas logo foram para outro lugar, mas os cachorros permaneceram ali e dividi com eles um pacote de biscoitos. Cachorros vi aos montes enquanto estive no Peru e quase todos eram magros, com cara de famintos. Se para os moradores da região a vida é dura, para os cachorros é mais ainda, pois eles não tem comida garantida todos os dias. Me lembrei dos cachorros de casa que tem três refeições ao dia e que se uma delas atrasa, eles reclamam latindo sem parar. Os cachorros que vi no Peru tem uma verdadeira vida de cão!

Continuamos nossa trilha e após uma hora paramos no local destinado ao almoço. Ao passar pelo cozinheiro vi o mesmo provando a sopa colocando a concha na boca e devolvendo o que sobrou direto na panela. Vi que nos próximos dias eu ia sofrer com a comida! No ano anterior eu tinha passado mal na Trilha Inca por culpa da comida. Além da higiene precária, o que me deixou mal do estômago foram os temperos que o pessoal utiliza no Peru e também a água com a qual fazem à comida, que é vinda direto da montanha. Dessa vez eu me precavi um pouco e levei bastante comida, principalmente biscoitos, frutas secas, leite condensado e chocolate. Se eu visse que a comida servida para o grupo fosse me fazer mal, eu recorreria a meu estoque próprio. O almoço foi servido e logicamente recusei a sopa. E achei melhor não contar para os demais membros do grupo o que tinha visto o cozinheiro fazer com relação à sopa, pois podia causar um mal estar geral. Depois da sopa veio o prato principal, que estava muito bom. Era arroz, com tiras de carne frita e alguns legumes. Até me surpreendi com o sabor da comida e pensei em perdoar o cozinheiro por seus hábitos não muito higiênicos no preparo da comida. Lembrei que era domingo e enquanto comia olhei para o Alex, o gaúcho que estava na minha frente e contei a ele que domingo era dia de churrasco em casa. Ele disse que na casa dele também era. Então comemos aquele rango peruano pensando no churrasco brasileiro. Depois da comida foi servido chá de coca, o qual recusei, pois no ano anterior o chá foi um dos causadores de problema ao meu frágil estômago. Vale lembrar que o chá de coca, bem como as folhas de coca, são consumidos na região há muitos séculos. Eles bebem o chá para combater o mal de altitude, o frio e também para ganhar mais força e disposição. O chá não faz mal, não é droga. A cocaína é feita tendo como base à mesma folha de coca consumida há séculos, mas o diferencial é que fazem uma mistura com produtos químicos, o que causa o vício. Então não confunda as coisas e ache que tomar chá de coca tem o mesmo efeito que cheirar cocaína. O único detalhe é que se você fizer um exame de sangue após consumir chá de coca, pode aparecer traços de cocaína no resultado. Ficou famoso o caso do ex-goleiro Zetti, que num jogo da seleção brasileira na Bolívia foi pego no exame antidoping por consumo de cocaína, quando na verdade tinha consumido chá de coca para amenizar os efeitos da altitude.

Após o almoço descansamos um pouco e quase que me machuco sem querer. Ao lado de uma cerca de arame tinha alguns troncos de madeira encostados no arame. Um dos israelenses encostou num destes troncos sem perceber que os mesmos não estavam fixos ao arame. O resultado foi que se criou um efeito dominó, derrubando uns quatro troncos e o último por apenas alguns centímetros não caiu sobre meu querido pé direito. O tronco era tão pesado que tentei erguer o mesmo e não consegui. Por muito pouco que minha trilha não acaba logo no primeiro dia! Fui escovar os dentes e o suiço veio perguntar se no Brasil é hábito escovar os dentes após todas as refeições. Respondi que sim e ele disse que na região onde ele mora o costume é escovar os dentes somente pela manhã e ántes de dormir.

Pouco antes das 15h00min seguimos com nossa caminhada, dessa vez seguindo por uma estrada poeirenta e sempre tendo a frente à montanha nevada que vimos pela primeira vez pouco antes do almoço. Em algumas partes do lado direito da estrada surgiu um enorme preciício. Começou a fazer bastante calor e caminhar e ficou um pouco desgastante caminhar. Caminhei alguns quilômetros com o suíço do grupo, que falava bem o espanhol por já ter morado um tempo no México. Ele é triatleta e trabalha numa empresa de informática na Suíça. Costuma passar em média quatro meses ao ano viajando pelo mundo a trabalho, tendo visitado dezenas de países. Conversar com ele foi muito interessante e enriquecedor.

Conforme o final da tarde foi chegando, começou a esfriar. E outro motivo do frio é que estávamos nos aproximando cada vez mais da montanha nevada e o vento que vinha dela era congelante. A estrada poeirenta se transformou numa estrada larga e cheia de pedras. Passamos por um riacho e alguns lugares muito bonitos. Quase no final da tarde chegamos ao local onde passaríamos a noite. Era uma grande barraca feita de lona azul, de chão batido e eternit como telhado. Dentro dessa grande barraca, algumas barracas para três pessoas estavam montadas e seria nelas que dormiríamos. Quando cheguei no acampamento vi que ao lado tinha outra montanha nevada, tão bonita quanto à montanha que “seguimos” a tarde toda.

Na separação das barracas, acabei dividindo uma com o suíço. Era bem mais cômodo ficar em dois do que em três numa barraca. Arrumei minhas coisas na barraca, coloquei no chão um isolante que tinha sido disponibilizado aos caminhantes e sobre ele estiquei meu saco de dormir. Me espantou o quão frio era o chão e vi que o isolante não era grosso o suficiente para isolar tamanho frio. Ou seja, eu passaria um pouco de frio a noite. Antes de escurecer resolvi ir tomar um banho de gato, pois banho é uma de minhas prioridades, seja onde for. Peguei uma pequena toalha e fui até um local onde duas torneiras despejavam uma água muito gelada. Lá encontrei meu companheiro de barraca, o suíço. Ele também estava se lavando na água fria e me senti aliviado por isso, pois no ano anterior na Trilha Inca dividi a barraca com um argentino porquinho que fedia a noite na barraca. Após me lavar como dava e passar a toalha molhada no corpo, fui até a barraca e passei pelo corpo alguns lenços umedecidos e perfumados que levará. Apesar de sentir muito frio após tal processo de limpeza, a sensação de banho tomado era muito boa.

Pouco depois das seis todos se reuniram na mesa montada ao lado das barracas para tomar café. Tinha pipoca e meu café foi somente pipoca. O guia, Daniel, veio conversar comigo e vi que ele sabia um bom repertório de palavrões brasileiros. Conversei um pouco com a Florencia e fui até a barraca dela passar pomada e fazer massagem no pescoço dela, pois ela sentia muitas dores provavelmente em razão do peso da mochila que tinha carregado o dia todo. Em trilhas e outras situações parecidas é comum um ajudar o outro no que for preciso e possível. Logo fomos jantar e não consegui comer. O cheiro da comida me deixou enjoado e comecei a me sentir mal do estômago, possivelmente por culpa do almoço. Eram 7h30min quando a maioria do pessoal foi se ajeitar nas barracas para dormir. Fazia muito frio e ainda tive coragem de ficar um tempo do lado de fora vendo o céu e as estrelas. Estava uma noite muito bonita, com o céu repleto de estrelas. E ao lado as montanhas nevadas deixavam a noite ainda mais bonita. Foi mais um daqueles momentos inesquecíveis, onde fotos ou gravações não conseguem captar a beleza do momento. Tal beleza é possível de se guardar na memória apenas. Comecei a sentir muito frio e fui para minha barraca. Me enchi de blusas e entrei no saco de dormir. Enquanto me aquecia olhei no relógio e vi que eram 9h30min no Brasil. Lembrei que estava passando o Fantástico e que em casa naquela hora o pessoal deveria estar terminando de jantar o que sobrou do tradicional churrasco do almoço de domingo. Também lembrei que era aniversário de minha amiga Andrea C. e fiz uma breve oração por ela. Mesmo sabendo que ela não é lá muito cristã, sei que Deus estaria abençoando a vida dela naquele momento, em mais um aniversário que ela completava. E assim adormeci…

Feira na pracinha.
Grupo reunido antes do início da trilha.
Caminhando pelo pequeno povoado.
Com Izabel, a curitibana do grupo.
Vista bonita.
Dando biscoito para os dogs.
Com Florencia, a francesinha que fala português.
O primeiro almoço na trilha.
A estrada percorrida a tarde.
Ao fundo a montanha nevada.
Tropa de mulas com parte de nossas coisas.
Paisagem bonita.
Pequena ponte no caminho.
Jantar no acampamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *