Parque Estadual do Marumbi

Todos nós temos nossos locais preferidos, seja um restaurante, um bar, um cinema, uma praça. No meu caso, um dos lugares que mais gosto no  mundo (e olha que conheci muitos lugares!!) é o Parque Estadual do Marumbi, uma cadeia de montanhas na Serra do Mar paranaense. A primeira vez que passei por esse lugar foi em 1989, de trem. E a primeira vez que coloquei os pés na região do Marumbi foi em 1995. A partir daí voltei várias vezes ao lugar e subi algumas vezes até o topo do Olimpo, que é um dos picos do conjunto Marumbi.

Acampei muitas vezes no camping próximo a Estação Marumbi, e passei ali a virada de ano de 1999 para 2000. Era a virada do milênio, todo mundo querendo festar e eu preferi me isolar e passei o réveillon sozinho no Marumbi, com muita chuva e frio. Foi um réveillon inesquecível em vários aspectos!

E além de meus momentos solitários no Marumbi, também tive momentos acompanhados por lá. Levei meu irmão e alguns amigos até o alto da montanha, com direito a muitas risadas e também alguns sustos. O Luis Cesar que o diga, pois ele quase morreu por lá!! E também levei alguns amores, com os quais passei momentos agradáveis e inesquecíveis tendo como testemunha o Marumbi. Mas sobre isso é melhor não contar aqui, pois esses amores hoje em dia estão casadas e são mães…

Atualmente vivendo no interior do Paraná, distante da Serra do Mar e das montanhas que tanto gosto, sinto falta de passar alguns momentos naquele lugar paradisíaco. Mas tenho certeza de que voltarei muitas vezes lá, pois quando gostamos de algo ou de alguém, sempre achamos um jeito de ficar perto do que gostamos.

Marumbi.
Estação Marumbi.
Sede do Parque Estadual do Marumbi.
Vander, tendo ao fundo o Marumbi.
IAP e ao fundo o Marumbi.
Estação Marumbi, vista do alto do Rochedinho.
Subindo o Rochedinho.
Mapa do Conjunto Marumbi.
Subindo o Olimpo.
Descansando na subida do Olimpo.
Camping do Marumbi.
Camping.
Fazendo almoço no camping.
Estação Marumbi.
Litorina chegando na Estação Marumbi.
Reveillon no Marumbi, 01/01/2000.
No alto do Olimpo, em 07/01/2001.

2 opiniões sobre “Parque Estadual do Marumbi

  • 23 de março de 2012 em 14:27
    Permalink

    Olá, tudo bem VANDER – você é mesmo DEMAISSS!!! Faz a gente “viajar” junto, através das belas fotos que produz. Isto se chama de “um grande coração generoso”pois, os mais entrados na idade, tipo meu o caso, cuja artrite já proibiu de subir montanha, tem o privilégio de conhecer estes maravilhosos lugares do nosso Brasil, por meio de seus textos muito bem escritos e das suas belas fotografias. Obrigada, amigo precioso. Deus o guarde e acompanhe. Bonito, respeitoso e sensível o seu relato do Marumbi.Abraço afetuoso da amiga Vera e aperto de mão do Rui.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2018 em 23:13
    Permalink

    Olá Vander. Casualmente navegando na internet, encontrei suas fotos do conjunto do marumbi. Que saudades! As cachoeiras na trilha do Olimpo, o vento batendo no rosto no alto do Abrolhos. Aquele descanso encostado numa pedra aquecida pelo sol, na pontinha do Olimpo. A mata fechada de bambuzal na trilha do Facãozinho e o trem passando em baixo do Rochedinho.
    Com tuas fotos, voltei no tempo, 45 anos atrás.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *