Porto Seguro – Centro Histórico

Um dos passeios de que mais gostei foi visitar o Centro Histórico de Porto Seguro (que eu já conhecia), localizado na Cidade Alta. Como a maioria das cidades portuguesas fundadas no litoral, Porto Seguro foi construída em dois planos: Cidade Alta e Cidade Baixa. Na Cidade Alta viviam os moradores mais importantes e influentes, e ali também ficavam as principais construções. A Cidade Alta de Porto Seguro foi bem preservada e, hoje, é conhecida como Centro Histórico. Nesse local, ainda existem casas e edificações antigas, bem conservadas. Lá também está o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal alguns anos após a chegada dos portugueses ao Brasil. Em um dos cantos fica um farol que, na minha visita anterior, em 1997, eu não havia visto. Foi nesse local — onde hoje existe uma igreja antiga, embora não seja a original — que foi construída a primeira igreja em terras brasileiras.

Além da parte histórica e das construções antigas, a vista lá do alto é muito bonita. No Centro Histórico também há diversas lojas de artesanato e barracas com produtos da culinária local. Os meninos se acabaram de tanto comer acarajé. Eu adorei as cocadas. Estivemos duas vezes no Centro Histórico: a primeira para conhecer e passear, e a segunda exclusivamente para fazer compras e comer cocadas e acarajé.

História:
Primeiro núcleo habitacional do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. Dessa época datam vários prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, sob iluminação especial.

O passeio histórico pode começar pelo Marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco veio de Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da Coroa Portuguesa, sendo utilizado para demarcar suas terras. Todo em pedra de cantaria, apresenta, de um lado, a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.

Na mesma área fica a Igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Ela abriga imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis — a primeira trazida para o Brasil — e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade.

Mais adiante está o Paço Municipal, ou Casa de Câmara e Cadeia, datado do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colonial. No prédio funciona o Museu Histórico da Cidade, também chamado Museu do Descobrimento. A Igreja da Misericórdia, também conhecida como Igreja do Senhor dos Passos, de estilo singelo, guarda imagens barrocas, com destaque para a do Senhor dos Passos e para um Cristo crucificado.

Fazendo pose em frente ao Marco do Descobrimento.
Marco do Descobrimento.
Em frente ao Marco do Descobrimento do Brasil.

                                       Local onde foi constuída a primeira igreja no Brasil.

Farol.
Centro Histórico.
Antigo Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *