Visconde de Maúa

Chegando ao estado do Rio de Janeiro em plena Serra da Mantiqueira  passamos pela cidade de Visconde de Mauá. Nosso destino era mais acima, então acabamos não demorando em Visconde de Mauá. A estrada que leva serra acima está sendo asfaltada, numa grande obra de engenharia, pois o relevo é muito complicado. O asfalto ainda não chega á metade do caminho, então o restante do trecho foi bem difícil, por uma estrada estreita, cheia de buracos e com muita poeira. Quando o asfalto ficar pronto a região deve receber um maior número de turistas e se desenvolver economicamente.

A região de Visconde de Mauá fica no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia e abrange terras dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro na Serra da Mantiqueira a uma altitude que varia de 1400 a 2787m. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas. A região de Visconde de Mauá é compreendida por três principais vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Após subir a serra (10 km de asfalto e 20 km de estrada de terra) chega-se na vila de Visconde de Mauá, seguindo por mais 8 km, chega-se a Maringá e por mais 3 km a Maromba. O clima é classificado como tropical de montanha com inverno rigoroso e verão suave. No inverno, de junho a agosto, a temperatura varia de -2 a 13 graus e não costuma chover, não sendo raro gear. No verão chove com mais freqüência, principalmente chuvas vespertinas. A temperatura varia de 8 a 27 graus.

Quase lá…
Parte de Visconde de Maúa e sua igreja construída em 1934.

3 opiniões sobre “Visconde de Maúa

  • 16 de setembro de 2010 em 23:32
    Permalink

    A viagem foi bem cansativa, já que estou exercitando meus dotes de motorista particular, eheheh, a estrada da parte da serra é ainda de terra e devido ao tempo muito seco era pó para todo lado, a primeira cidade que passamos foi Visconde de Mauá, pequena porém simpática. Como já era meio de tarde resolvemos seguir para a pousada já que tínhamos alguns kilometros de terra pela frente, e isso faz diferença, eheheh

    Resposta
    • 17 de setembro de 2010 em 11:59
      Permalink

      Oi,

      Você se saiu bem como motorista particular. A unica exceção foi quando estava olhando a paisagem ao lado e vinha um carro de frente, na estradinha apertada. rs…

      Beijo,

      Vander

      Resposta
      • 17 de setembro de 2010 em 13:21
        Permalink

        Esse foi um pequeno detaleh, eheheh

        Bjs

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *