Uma opinião sobre “Itapiroca

  • 9 de dezembro de 2009 em 16:09
    Permalink

    Olá pessoal.

    Não tenho resposta mais tenho pergunta.
    No texto acima diz que o ponto mais so Sul do Brasil é o Pico Paraná, esta informação esta correta? Qual a altitude do Pico?
    Em Santa Catarina a dois picos, um deles a habitantes e chega a 1822m. O outro Pico chega a 1840m e fica em área rural (Não há habitantes).
    Aguardo o retorno.

    Resposta
    • 10 de dezembro de 2009 em 08:14
      Permalink

      Oi Eduardo,

      O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, formação rochosa de Granito e Gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire. A vegetação é composta em quase sua totalidade em Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-Montana e de refúgios ecológicos. Foi descoberto pelo pesquisador alemão Reinhard Maack. Entre 1940 e 1941 Maack efetuou diversas incursões à Serra do Ibitiraquire com o objetivo de obter medições e anotações sobre a fauna e a geomorfologia da região. Naquela época ele registrou que o cume do Pico Paraná teria 1.922 metros de altitude, sendo a partir deste momento a mais alta montanha do Paraná e da Região Sul do Brasil. Antes disso, a montanha mais alta do estado do Paraná era o Monte Olimpo. Maack juntamente com os alpinistas Rudolf Stamm (1910 – 1959) e Alfred Mysing e com auxílio de tropeiros da região, partiram em 28/06/1941 com o objetivo de conquistar o cume da montanha. Stamm e Mysing conseguiram o intento em 13/07/1941.
      Em 1992 sua altitude foi aferida em 1.877,392 metros através do Sistema de Posicionamento Global por três equipes da Universidade Federal do Paraná, coordenadas pelo professor Paulo César Lopes Krelling, do curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas Esta medida é adotada oficialmente desde então.

      Grande abraço,

      Vander

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *