Paris

Paris deve seu nome aos Parísios, um povo gaulês que habitava a região antes da chegada dos romanos. Após conquistá-los, os romanos rebatizaram seu assentamento como Lutécia Parisioro. Ao longo do século IX, essa denominação aos poucos, deu lugar ao nome atual. Paris é a capital econômica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária, fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.

A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e, pois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), na cidade, sua importância econômica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Mesmo invadida pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi pouco destruída e conservou intactos seus principais monumentos.

Paris é hoje em dia a capital mais visitada do mundo. Mas ela é julgada como uma das mais caras e menos acolhedoras capitais. Suas principais atrações turísticas são: Torre Eiffel, construída em 1889, é considerada o principal símbolo da cidade. Avenida Champs-Élysées, uma das mais largas e famosas avenidas do mundo. Centro Georges Pompidou. Arco do Triunfo, construído por Napoleão Bonaparte em 1806, em homenagem às vitórias francesas e aos que morreram no campo de batalha. Museu do Louvre, famoso por abrigar importantes obras de arte, como o quadro mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Montmartre, uma área histórica da cidade onde se localiza a Basílica de Sacré Coeur e famosa pelos seus cafés, estúdios e clubes noturnos, como o Moulin Rouge. Catedral de Notre-Dame, famosa catedral gótica construída em 1163 no centro da cidade. Panthéon, uma antiga igreja, famosa por abrigar os restos mortais de vários franceses famosos. Quaid d´Orsay, um cais na margem esquerda do Rio Sena. Museu de Orsay, museu que reúne importante coleção de arte impressionista e foi no passado uma estação de trem. Cemitério do Père-Lachaise, onde estão enterradas pessoas famosas como Oscar Wilde, Édith Piaf, Chopin, Allan Kardec e o cantor Jim Morrison. Hôtel des Invalides, museu e necrópole militar. La Défense, o centro financeiro de Paris. Disneyland Resort Paris, complexo turístico do conglomerado Disney.

DSC06060

DSC06061

DSC06198

DSC06112
Ao fundo, o túnel onde a Lady Diana morreu.

DSC06175

DSC06057

DSC06178 (4)
Aí está guardada a taça da Copa de 98, que o Brasil perdeu a final.

DSC06500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *