Mona Lisa

O ponto alto na visita ao Museu do Louvre, foi ver o quadro da Mona Lisa. Foi um pouco difícil chegar ao local mais próximo onde é permitido chegar do quadro. Ele fica numa parede, em um painel protegido por um vidro a prova de balas, e cercado por seguranças. Para quem não conhece muito sobre o quadro, é decepcionante descobrir que ele é relativamente pequeno, medindo 77x53cm. Tive a disciplina de história da arte, quando fiz faculdade de história, então sabia bem o que teria pela frente. Com paciência consegui tirar algumas fotos legais do quadro e num momento raro, consegui tirar uma selfie onde não aparece nenhum segurança ao fundo. Fiquei algum tempo observando o quadro, o qual é considerado o mais importante do mundo. Desde criança que ouço falar da Mona Lisa, mas nunca tinha imaginado que um dia estaria frente a frente com ela. Foi uma experiência interessante, principalmente para alguém como eu que é apaixonado por história, por arte e coisas antigas.

Mona Lisa, originalmente La Gioconda (em italiano), é a obra mais célebre de Leonardo da Vinci. É uma pintura a óleo sobre madeira, e foi produzida entre os anos 1503 e 1506. Foi trazida da Itália para a França pelo próprio Leonardo da Vinci, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I, para trabalhar na sua corte. Francisco I, teria então comprado a pintura, que passou a ficar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versalhes. Ela chegou ao Museu do Louvre em 1797. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão valiosos, elogiados, questionados, comemorados ou reproduzidos.

Em 1911 o quadro foi roubado do Museu do Louvre. Foi encontrado posteriormente na Itália, e foi devolvido ao Louvre. Em 1956, um psicopata jogou ácido sobre o quadro, danificando a parte inferior da obra, que depois foi restaurada. No mesmo ano, um boliviano jogou uma pedra contra a obra, estragando parte da sombra no olho esquerdo da Mona Lisa, sombra esta que é comumente confundida com uma sobrancelha, porção de pelos que a Mona Lisa não tem. Em 2009, uma mulher russa jogou uma xícara vazia de café contra o quadro. A pintura não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas que existe antes do painel. Por essas e outras que o quadro da Mona Lisa é tão protegido.

mona

DSC06023

DSC06014

DSC06031

DSC06019

DSC06024 (4)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *