Metrô de Paris

Metrô de Paris, conhecido localmente por Métropolitain ou pela abreviatura Métro de Paris, é o sistema de metrô de Paris e cidades vizinhas. Antigamente era chamado de Chemin de Fer Métropolitain (Estrada de ferro metropolitana). O sistema consiste em 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3 bis e a 7 bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o quarto maior sistema de metrô da Europa. Tem 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e outra é de aproximadamente 300 metros. As linhas 1 e 14 do sistema são completamente automáticas, ou seja, não têm condutor de cabine. Um único preço de passagem é aplicado em todos os horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas. Uma segunda rede de linhas expressas regionais, o RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1960.

A Linha 1 (Porte de Vincennes – Porte Maillot) foi inaugurada em 19 de julho de 1900, para servir aos Jogos Olímpicos de Paris de 1900. Pequenas seções das linhas 2 e 6 foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial. O sistema de transporte por metrô foi bastante reduzido com o início da Segunda Guerra Mundial; várias estações foram fechadas e algumas nunca reabertas, dando origem a estações-fantasma. Segundo dados de 2007 da RATP, a utilização diária do Metrô de Paris cifra-se em cinco milhões de pessoas.

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