Viagem ao Peru e Bolívia (11° Dia)

25/05/2012

Acordei às 8h00mim e a japonesa que tinha dormido na cama ao lado também. Ela me deu good morning e foi ao banheiro. Eu levantei, coloquei minhas botas, peguei minhas mochilas e saí. Na recepção encontrei o carinha com quem tinha discutido na madrugada. Ele quando me viu tentou dar meia volta, fez cara de assustado, ficou sem jeito. Fiquei com vontade de rir, mas fiz cara de bravo e pedi a mochila grande que eu tinha deixado guardada antes de seguir para a Trilha Salkantay. Ele pegou a mochila e disse eu que tinha que pagar $ 15,00 soles, que era a taxa por ter guardado a mochila por cinco dias. Engraçado é que quando pedi para guardar me disseram que não cobravam nada. E em nenhum outro hostal por ande andei durante a viagem, seja na Bolívia ou Peru, me cobraram algo para guardar as mochilas. Realmente o tal Hostal Samanapata é uma porcaria e o pessoal é desonesto, fala uma coisa e não cumpre. Para não brigar, pois eu não estava a fim de me estressar, coloquei $ 15,00 soles no balcão, dei um sorrisinho debochado para o carinha e saí sem falar nada. Caminhei 30 metros na rua em frente e entrei no Hostal Pirwa. Fui até a recepção e pedi um quarto individual. O preço ali era pouca coisa mais do que no outro hostal, mas o atendimento foi excelente, o casal da recepção foi simpático e o quarto em que fiquei era bem melhor e mais limpo do que do hostal anterior.

Tirei as roupas sujas das mochilas, dei uma arrumada em tudo e fui tomar banho. Fiz a barba, cortei as unhas e coloquei roupa limpa. Me senti um novo homem, depois de cinco dias onde passei muito tempo sujo, suado e com poucos banhos. Juntei as roupas sujas numa sacola e saí. Fui à mesma lavanderia onde tinha deixado roupas para lavar uns dias antes. Deu três quilos de roupa suja. Na verdade boa parte das roupas estava molhada e isso fez o peso ser maior. Mas isso não importava! Segui rumo ao centro e entrei numa Lan House. Precisava mandar notícias para o Brasil, dizer que estava vivo. E também queria saber as notícias de lá. E no Facebook tinha uma mensagem simpática, de uma pessoa que ganhou um presente dias antes e estava agradecendo, tinha gostado do presente. Eu estava curioso para saber o que tal pessoa tinha achado do presente e fiquei contente por ela ter gostado. Após uma hora de Lan House, saí e fui até a Plaza de Armas.

Em frente à Catedral encontrei quase todo o pessoal do grupo da Trilha Salkantay. O encontro ali tinha sido marcado para que fossem trocados endereços e fotos. Eu tinha levado minhas fotos numa pen drive e passei elas para o note book da Florencia, que depois passaria para mais pessoas. Troquei alguns endereços e por último tiramos a foto oficial da despedida. Na hora da foto todos se abraçaram e quando fui abraçar a Florencia aconteceu um “acidente”, que prefiro não mencionar aqui. Na foto ela aparece rindo em razão do tal acidente. O pessoal marcou de se encontrar mais tarde em um bar, onde seria a despedida final. Não gosto de despedidas e achei até melhor não ter que me despedir de um por um ali, naquele momento. E não iria ao bar mais tarde, então saí dando tchau para todos, sem uma despedida mais formal. Prefiro assim!

Fui com o Alex até a rodoviária. A região próxima à rodoviária é bem pobre e meio assustadora, mas não tivemos nenhum problema em andar pelo lugar. Se fosse no Brasil com certeza eu não andaria num lugar parecido. Tanto no Peru, como na Bolívia, que são países bem mais pobres que o Brasil, andei por lugares desertos à noite, regiões pobres e em nenhum momento tive medo ou fui ameaçado. Isso mostra que a violência não esta relacionada à pobreza. E não vi ninguém drogado nas ruas, ou traficando e consumindo drogas. Esse tipo de coisa é comum ver em muitas cidades do Brasil. Então penso que o maior problema pela violência no Brasil é a impunidade, pois poucos vão presos e os que vão não cumprem sua pena até o fim. E outro culpado é a droga, os traficantes e principalmente os usuários. Enquanto ficarem tratando usuários de drogas como coitadinhos, como doentes, a violência causado pelo comércio de drogas não terá fim. Existem traficantes por que existem usuários. Então é preciso acabar primeiro com os usuários, que também são culpados pelas mortes causadas pelo tráfico. Para mim todo usuário de droga, seja aquele que comprou apenas umas poucas gramas de maconha para si, ou uma única pedra de craque, é culpado pelos crimes e mortes causados pelo tráfico. Esse pequeno usuário também tem sangue nas mãos e um dia vai ter que prestar contas disso, pois é criminoso também.

Na rodoviária eu e Alex fomos em muitas empresas de ônibus perguntando preços e outros detalhes. Existem muitas empresas e os preços variam muito, bem como a qualidade dos ônibus. O Alex comprou passagem para Lima e eu para Copacabana, na Bolívia. Eu tinha pensado em ir até Uros, que é no lago Titicaca do lado peruano. Mas mudei de ideia, pois ali o lago não é tão bonito e as famosas ilhas flutuantes são uma encenação, parece mais um parque temático. O pessoal passa o dia nas ilhas para que os turistas vejam e tirem fotos, depois voltam para suas casas. Eles retratam a vida como eram naquele local anos antes. Preferi ir direto à Copacabana, onde o lago Titicaca é mais bonito. Acabei fechando com a empresa Titicaca Tours, paguei $ 60,00 soles para ir na parte de baixo do ônibus, com poltrona leito. Ao sair da rodoviária vi o cara do hostal onde tinha tido problemas, o mesmo cara que me abordou na madrugada em que cheguei com o Thiago em Cusco e nos convenceu a ir até o hostal dele. Se não me engano o nome dele era Carlos, que junto com seu irmão administra (de forma incompetente e desonesta) o Hostal Samanapata. O cara me viu e ficou olhando. Se ele viesse falar comigo ia ouvir um monte de besteira e verdades. E não fui falar com ele, nem o cumprimentei, pois ele não merecia!

Saindo da rodoviária eu e Alex fomos a pé até o centro da cidade. No caminho paramos em algumas lojas de artesanato, pois o Alex estava à procura de alguns presentes para levar para o Brasil. No centro nos despedimos e fui dar uma volta, fiz um lanche e voltei na Lan House usar a internet. Aproveitei e liguei para casa, falei com minha mãe. Depois fui ao mercado e comprei algumas coisas. Dei mais uma volta pelo centro da cidade e fui para meu hostal. Fiquei descansando até anoitecer e saí. Pedi informações na recepção. O recepcionista me deu um mapa do centro de Cusco e fui procurar o hotel onde minhas amigas chilenas ficariam hospedadas. O hotel era no lado oposto de onde eu estava, ficava pouco depois do centro. Mas não era longe, principalmente para alguém como eu que gosta de caminhar.

Estava fazendo muito frio e saí bem agasalhado. Atravessei todo o centro e cheguei até o hotel. A exemplo de Aguas Calientes, elas também estavam no hotel mais chique da cidade. Falei com o recepcionista e ele disse para eu descer no subsolo, pois elas me esperavam lá. As encontrei numa sala usando a internet. Ficamos um tempo ali conversando e olhando fotos no Facebook. Então saímos e seguimos a pé em direção ao centro. No caminho paramos para ver um evento folclórico que estava sendo realizado num parque. Não nos demoramos ali e fomos para a Plaza de Armas. Caminhamos, conversámos, tiramos fotos e decidimos ir comer uma pizza. Mas onde? A Joyce foi pedir informação para um policial de turismo que indicou uma pizzaria que ficava numa das estreitas ruas próximas a Plaza de Armas. Fomos até o lugar, que era exótico e aconchegante. Ficamos um longo tempo conversando e comemos uma deliciosa pizza. Saindo dali andamos mais um pouco pelo centro e elas queriam ver onde eu estava hospedado. No caminho paramos tirar fotos em frente alguns prédios antigos e diferentes. Chegando no hostal elas pediram para usar o banheiro e o recepcionista deixou que elas entrassem e fomos até meu quarto. No quarto elas usaram o banheiro, papeamos um pouco e logo foram embora. Não me deixaram que as acompanhasse, pois eu estava tossindo muito e elas me mandaram ir direto para a cama. E foi o que fiz tão logo elas saíram. E descobri que a temperatura do meu quarto era permanentemente 13 graus. Podia ser noite, ser dia, fazer sol, que a temperatura não mudava.

Cusco.
Plaza de Armas.
Quase todo o grupo da Trilha Salkantay, reunido para despedida.
Proximidades da rodoviária de Cusco.
Lojas de artesanato.
Show folclórico.
Joyce e Carolina.
Batendo papo na pizzaria.
Pizza peruana.
Joyce e Vander.
O pizzaiolo.
A rua da pizzaria.
O muro que aparece no filme “Diários de Motocicleta”.
O muro dos incapazes (espanhóis).
O muro dos capazes (incas).
Ruas de Cusco.

4 opiniões sobre “Viagem ao Peru e Bolívia (11° Dia)

• 18 de junho de 2012 em 23:29
    Permalink

bellas las fotos son todo un acierto, buen fotografo, pero lo que mas me ha sorprendido es tu relato, digno del mejor escritor, me encanto, me gusto mucho, las ideas las formas con que unes y relatas todo es genial, divertido y te hace fluir una vez más a esos breves momentos que hemos compartido, de verdad lejos de ser un aventurero de corazón tienes sangre de escritor, debes explotar esa veta literaria, agradezco haberte conocido, agradezco tu compañia, agradezco haber sido incluida en tus memorias de huyana pichu…un abrazo desde las tierras del extremo sur de america, Carolina

• 19 de junho de 2012 em 23:07

Hola Carola!

Me alegro de que haya disfrutado el blog, las fotos y mi relatos de viaje. Siempre me gustó leer y escribir, por lo que el blog termina siendo un lugar donde ejerzo mi gusto por escribir esto. Pero tengo mucho que aprender y mejorar, porque el idioma português está lleno de reglas y no dominar todas estas reglas, a pesar de que comete muchos errores. Sin embargo, es el ejercicio, escribiendo más y más que mejorar mi escritura. Fue un gran placer de haberla conocido en Huyna Picchu. Lástima que en poco tiempo nuestros caminos tuvieron que ser separados porque cada uno a seguir un destino diferente. Espero que algún día conocer a su nuevo en algún otro viaje, porque usted es una persona muy querida.

Bejo,

Vander

• 19 de junho de 2012 em 02:39

brincadeira tchê
    corinthiano vestindo camisa do Columbus Crew ?!?!? se ao menos fosse do Whitecaps eh!!!
    bela viagem, beleza que tenhas se divertido e compartilhado com os amigos.

abraços daqui do Great White North
    Gilberto

• 19 de junho de 2012 em 23:18

Meu amigo!!!

Fico feliz em ver um comentário seu no Blog. Sempre que vejo que o Blog foi acessado em Vancouver, fico pensando se foi você que acessou.

A camisa do Columbos Crew é parecida com a do Coritnhians, basta substituir as listras amarelas, por listras brancas… kkkk Na verdade encontrei essa camisa em oferta na loja de fábrica da Adidas, em Orlando. Então comprei, para lembrar que já assisti jogos da MSL. Lá não tinha nenhum camisa do Whitecaps ou de outro time do Canadá

Essa viagem pelo Peru e Bolívia foi muito divertida e cheia de aventuras. Foi totalmente diferente da viagem ao Canadá e Estados Unidos que fiz ano passado, que também foi muito legal. Essa última viagem foi mais cheia de aventuras, sacrifícios e sustos. Ainda faltam alguns “capítulos” para chegar ao final do relato dessa viagem.