Coleção da Coca-Cola

Acabo de adquirir mais alguns itens para minha coleção da Coca-Cola. Pouca gente sabe, mas desde 1997 que coleciono latinhas de Coca, bem como algumas garrafas e copos. Tenho cerca de 300 itens na coleção. Só de latinhas são 240, sendo todos os modelos lançados no Brasil desde 1997 e muitas do exterior. Adquiri algumas latinhas em viagens que fiz para o exterior, e amigos que viajavam para fora do Brasil e sabiam de minha coleção sempre traziam alguma latinha. E outro que me ajudou muito na coleção foi meu irmão, que em suas viagens sempre consegue trazer alguma latinha nova para mim. Numa viagem a Israel em 2010, ele trouxe uma rara latinha de Coca-Cola da Palestina e outra de Israel. As latas chegaram um pouco amassadas, pois ele foi detido na saída de Israel, passou um tempo sendo interrogado e revistado e consequentemente as latinha foram amassadas nessas revistas. Mesmo assim valeu o esforço dele para me trazer estes raros itens de coleção.

Comecei a coleção de latinhas meio sem querer. Em dezembro de 1996 a Coca-Cola lançou no Brasil a primeira lata com tema natalino, com um Papai Noel estilizado na lata. Meu amigo Mauricio, que na época trabalhava comigo na Stella Barros Turismo, furou o fundo de uma dessas latas e disse que ia iniciar uma coleção. Alguns meses depois encontrei essa mesma lata “jogada” num armário da empresa e perguntei a ele sobre a coleção que disse que ia fazer. Ele me respondeu que tinha desistido da coleção. Então perguntei a ele se eu podia ficar com a latinha do Papai Noel e ele respondeu que sim. Então decidi que ia começar uma coleção de latinhas de Coca-Cola. E foi assim que a coleção iniciou e tomou corpo. Agora passado tantos anos já começo a ter dificuldade para guardar tantos itens. As latas precisam ter um cuidado especial para não amassar. No princípio achei melhor guardar as latas cheias, mas com o tempo descobri que algumas vazam e que outras estouram. Então passei a guardá-las vazias, tomando o cuidado para não abrir muito o lacre no momento de esvaziar as latas.

Tenho latas de dezenas de países, e algumas são muito bonitas e até curiosas. É interessante a diversidade do tamanho das latas que mudam em alguns países, e até mesmo o formato da lata sofre algumas mudanças. E mesmo no Brasil existem algumas diferenças conforme a região do pais, ou a fabrica da Coca-Cola. Por exemplo, no Rio Grande do Sul encontrei latas menores, com 270 ml. E no Nordeste existem estados onde as latas não são de alumínio igual no restante do Brasil. E no Norte e Oeste do Paraná existem garrafas de vidro de 600 ml, algo que não vi em outros lugares. Em viagens internacionais também notei algumas diferenças. No Paraguai e Uruguai não existem latas fabricadas localmente, as latas de Coca-Cola vendidas nesses paises são fabricadas na Argentina. E no Peru também não existem latas de Coca-Cola, lá só existem garrafas.

O pais que achei mais interessante em relação à Coca-Cola foi justamente os Estados Unidos, onde o refrigerante foi inventado. Lá existe uma vasta variedade de sabores diferentes de Coca-Cola. Existe: normal, normal descafeinada, diet, diet com cereja, diet com cereja e baunilha, zero, zero descafeinada, zero com cereja, cereja, diet com limão, diet com limão descafeinada, baunilha, baunilha descafeinada, baunilha zero, descafeinada, diet adoçada com Splenda, diet adoçada com Splenda descafeinada, orgânica. São diversos sabores, adequados ao gosto e consumismo norte-americano, mas que no Brasil com certeza muitos desses sabores não fariam sucesso. Alguns são horríveis! E além da diversidade de sabores das latas de Coca-Cola, nos Estados Unidos existem muitas garrafas de  Coca-Cola comemorativas. Algumas são alusivas a eventos esportivos ou festas e outras a data comemorativas.

Se você tiver alguma lata antiga de Coca-Cola, ou fizer alguma viagem ao exterior, saiba que aceito doações de itens para minha coleção…

Últimos itens da Coca-Cola incorporados a minha coleção.

8 opiniões sobre “Coleção da Coca-Cola

  • 21 de maio de 2012 em 16:20
    Permalink

    olá conheces quem me compre garrafa coca cola anos 60???? nuno em
    portugal

    Resposta
    • 12 de julho de 2012 em 15:14
      Permalink

      Nuno,

      Não sei lhe dizer o nome de algum colecionador que compre a garrafa de Coca.
      Uma sugestão seria anunciar no Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br) que é um site parecido com o Ebay, onde muitas pessoas anunciam produtos para venda, inclusive garrafas e latas de Coca-Cola.

      Abraço,

      Vander

      Resposta
  • 3 de julho de 2014 em 19:21
    Permalink

    Olá! Também sou colecionadora de latas de Coca Cola! Você coleciona elas cheias? Tenho uma mini dos Emirados Árabes cheia na qual adoraria trocar se se interessar!

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2015 em 17:14
    Permalink

    Ola Vander , também coleciona latas de coca cola , tenho mais ou menos 120 de diversos países, Parabéns pela sua coleção.

    Resposta
  • 1 de março de 2016 em 19:44
    Permalink

    Eu tenho alguns azulejos da coca Cola. Foram feitos pela cerâmica klabin. Os azulejos foram retirados e uma antiga fábrica da coca Cola ja desativada. Caso se interessem eu tenho 8 unidades

    Resposta
  • 28 de maio de 2016 em 22:39
    Permalink

    Boa noite Tenho um item muito raro, uma coca lata tradicional envasada sem liquido (completamente vazia) e lacrada. vi que uma foi vendida no ebay por 250mil dólares. tenho grande interesse em vender. não preciso do valor máximo atingindo em leilão, mas quero um reso justo pela raridade do item, algum interessado? tenho tbm outras 10 latinhas de mesmo lote normais vão de brinde é comprovam originalidade do item.

    Resposta
    • 28 de maio de 2016 em 22:40
      Permalink

      contato 34992268562

      Resposta
  • 3 de setembro de 2016 em 10:58
    Permalink

    Você coleciona as latinhas abertas ou mantém fechadas?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *